Há
algum tempo atrás utilizávamos apenas a TV, o vídeo e o radio como meios de
aulas diferenciadas, era o inicio da mídia no âmbito escolar, hoje podemos
contar com meios mais avançados como por exemplo, computador, internet e vários
outros meios,e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já
estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já
dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação.
A
televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meios de comunicação audiovisuais
- desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos
continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento,
ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento
de outros
As
tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam,
medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação
da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica,
mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam
uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as
potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades
e atitudes.
As
tecnologias permitem mostrar várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto,
representando-o sob ângulos e meios diferentes: pelos movimentos, cenários,
sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e o indutivo, o espaço e o
tempo, o concreto e o abstrato.
A escola precisa exercitar as novas
linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar pesquisas
escritas com trabalhos de dramatização, de entrevista gravada, propondo
formatos atuais como um programa de rádio uma reportagem para um jornal, um
vídeo, onde for possível. A motivação dos alunos aumenta significativamente
quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais
próximos da sua sensibilidade. Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar
o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a
proposta inicial.
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